Todos aqueles que estão acompanhando nosso blog hoje poderão conhecer um pouco de uma verdadeira fortaleza de proteção do Estado de Israel: a passagem de Erez.
Após um treino com os cães no corpo de Bombeiros de Asquelon fomos até Erez, em um ponto de fiscalização entre Israel e Palestina, mais precisamente, o único acesso entre Gaza e Israel.
Fomos autorizados a filmar e fotografar muito pouco. Somente do lado de fora das instalações e no estacionamento. Por esse motivo, nada daquilo que vimos como a Central de Comando e Controle, abrigos de segurança, scanneres de pessoas e bagagens, câmeras com zoom de até 3km ou os acessos das pessoas que vem da Palestina poderemos compartilhar aqui no nosso Blog.
A imagem abaixo é uma foto aérea de todo o complexo de Erez.
Algumas explicações são importantes:
1) a seta amarela é o local por onde chegamos saímos de Erez;
2) o local mais próximo da Palestina onde pudemos tirar fotos e filmar está marcado com o Brasão da PRF;
3) a linha vermelha é o muro que separa Israel da Palestina: à esquerda Israel e à direita Palestina;
4) a imagem de um cão marca o lugar onde o canil faz as buscas. Até ali os veículos vindos de Gaza passam por várias vistorias e essa com os cães é a última, a partir de onde o veículo está autorizado a entrar em Israel;
5) a estrelinha vermelha é o local onde houve o maior ataque terrorista com explosivos já registrado no mundo. Foi há 2 anos com a detonação de um caminhão com 5 toneladas de material explosivo. O objetivo dos terroristas era entrar o máximo possível e abrir passagem para outros que vinham depois. Com a explosão, que ocorreu antes do local desejado por eles, todos morreram; inclusive os que vinham em outros carros logo depois do caminhão. Ninguém mais além dos terroristas morreu no atentado, o que é considerado um verdadeiro milagre dadas as proporções da ação suicida. Logo abaixo há uma foto de como ficou o lugar.
Aqui é o estacionamento subterrâneo do local, com paredes de concreto de mais de 50cm e portões de segurança a prova de balas.
O Eran nos explicando sobre o atentado terrrorista.
A muralha foi destruída e essa é uma foto de como ficou o lugar depois da explosão.
Aqui a entrada de pedestres que entram e saem de Gaza. Esse terminal tem atualmente um fluxo diário de 200 pessoas mas tem capacidade para fiscalizar, com extremo rigor, até 40 mil por dia.
Aqui uma foto da entrada de veículos. Os cães trabalham exatamente neste ponto.
Aqui uma das muitas sentinelas espalhadas pelo lugar.
Nosso caminho de volta para Ashqueloon.