Página de Acesso

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Visita à Universidade de Tel Aviv

Olá amigos!
Ontem tivemos o privilégio de ter acesso a um dos laboratórios de química da Universidade de Tel Aviv.
Quem nos recepcionou e passou todas as informações sobre os materiais explosivos e como são montados os artefatos foi o Doutor Avi (esse senhor de blusa azul escuro com estampa branca).


Aqui uma amostra de Ácido Pícrico, um ácido conhecido como trinitrofenol, sólido de cor amarela, altamente tóxico e de forte acidez, é sensível ao choque, explode a 300 °C.


Aqui Dinamite em Gel...


Aqui uma amostra de RDX (em inglês, Research Department X) ou ciclotrimetilenotrinitramina (igualmente grafado ciclotrimetileno-trinitramina ou ciclotrimetileno trinitramina), também conhecida como ciclonita, hexogeno ou T4, é uma nitroamina explosiva largamente usada em aplicações militares e industriais.


Peróxido de acetona ( triperóxido de triacetona , peroxyacetone , TATP , TCAP ) é um peróxido orgânico e um primário alto explosivo . Tem a forma de um pó branco cristalino com um odor de lixívia-like distintivo.
É suscetível ao calor, fricção e choque . A instabilidade é grandemente alterada por impurezas, incluindo as suas própriasoligómeros . Não é facilmente solúvel em água. É mais estável e menos sensíveis quando molhado

Aqui alguns simulantes desenvolvidos para treinamento de cães.
Esses materiais possuem as mesmas propriedades organolépticas do explosivo mas sem a capacidade de explodir...


Da esquerda para a direita: Dr. Avi, Mariano, Tobias, eu, Gabi, Duarte, Avi (da Dogsense) e Eran. O Menne estava atrás da câmera...

Aqui em Israel existe um contato muito estreito entre Universidade e Forças de Segurança. Sempre que algum artefato explosivo é encontrado colhe-se uma amostra e a Universidade faz a análise para identificar que tipo de substância foi usada. Isso garante que as forças de segurança sempre saibam quais são os materiais utilizados e como eles são feitos.